fbpx

notícias

Petistas demonstram preocupação com privatização da Cedae e apelam para presidente da Alerj

23/11/2021
A A

Os deputados federais Bohn Gass (PT-RS), líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara, e a deputada federal Erika Kokay manifestaram, ao presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), preocupação com o processo de privatização da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Estado do Rio de Janeiro (CEDAE), a segunda maior empresa pública do setor do Brasil. Os parlamentares questionam a modelagem da privatização, que segundo eles está eivada de ilegalidades e tem cunho exclusivamente rentista. 

“Temos a preocupação e o compromisso com a defesa de um serviço público tão essencial à população do país, bem como com os(as) servidores(as) que dedicaram suas vidas ao saneamento público de qualidade para atendimento à população. Cabe ressaltar que o modelo privatizado coloca em risco as comunidades mais pobres, que não geram lucro à iniciativa privada, o meio ambiente que receberá mais lançamentos de esgoto irregulares, uma vez que a iniciativa privada não deixará de remunerar seus controladores para investir em infraestrutura, colocando em risco os postos de trabalho dos(as) funcionários(as) públicos(as) dessas estatais”, afirmam os petistas. 

“Entendemos que nesse contexto a resistência da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, tendo V. Excelência à frente, é de suma importância para o saneamento do Estado do Rio de Janeiro e para o resto do país”, dizem. 

“As grandes vencedoras do leilão (Aegea e Iguá) possuem fortes indícios de terem se valido de informações privilegiadas e da conivência do Executivo para tornar realidade seus planos de captura da última joia da coroa do estado do Rio de Janeiro, a CEDAE”, questionam os parlamentares. 

Veja a íntegra do Ofício enviado ao presidente da Alerj.

 

compartilhe