fbpx

notícias

Frente Parlamentar Indígena reúne com representantes da Embaixada da União Europeia para reforçar denúncias de ataques aos povos indígenas

7/5/2022
A A

A Frente Parlamentar Indígena, esteve na manhã de hoje(4), em reunião com a Embaixada da União Europeia, em Brasília, para reforçar as diversas denúncias de ataques aos povos indígenas, como invasões de garimpeiros ilegais às terras indígenas. As deputadas Erika Kokay e Joenia Wapichana (Rede/RR) estiveram presente no encontro.

Foram entregues aos representantes da União Europeia, a Carta Aberta contra o PL 191/2020 da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas. A entrega foi para sensibilizar os países com a questão indígena no Brasil.

Durante a reunião, apresentaram as preocupações da recente violência na Terra Indígena Yanomami, contra uma menina de 12 anos estuprada até a morte e uma criança perdida após ser jogada em um rio, resultado do avanço de garimpo ilegal nas terras indígenas.

Também foi tema da conversa, a tramitação dos Projetos de Lei na Câmara, como o PL 191 que autoriza a destruição do meio ambiente e dos territórios indígena e o PL 490, que altera a legislação da demarcação de terras indígenas.

Na reunião, participaram representantes de 17 países membros da União Europeia no Brasil.

Matéria extraída do site da deputada Joenia Wapichana

compartilhe