fbpx

notícias

Em Ato, Erika destaca conquistas e manifesta preocupação com retrocessos nos direitos de pessoas com deficiência

3/12/2021
A A

A Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CPD) realizou, nesta sexta-feira (03), Ato em Celebração ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. O evento, de iniciativa das deputadas federais Erika Kokay (PT-DF), Rejane Dias (PT-PI) e do deputado Alexandre Padilha (PT-SP), teve o objetivo de destacar a data e dar visibilidade às pessoas com deficiência. 

“Este é um Dia para lembrar dos direitos das pessoas com deficiência. Nós precisamos cuidar dos direitos que foram conquistados a partir da luta das pessoas com deficiência. Nós temos pelo menos quatro proposições de autoria do governo Bolsonaro que buscam eliminar as cotas para pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Temos projetos, falas e ações do governo que ameaçam as conquistas históricas, a exemplo, de projetos contra a educação inclusiva e que pregam a discriminação e a segregação”, ressaltou a deputada Erika, na abertura do Ato. 

“O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é celebrado em 3 de dezembro em todo o mundo desde 1992. A partir da data declarada pelas Nações Unidas, a cada ano é estimulada uma reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência, tanto na instância nacional, estadual e municipal”, afirmam os deputados autores .

“Essa iniciativa tem como objetivo conscientizar a sociedade e dar visibilidade para a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos; promover os direitos humanos; conscientizar a população sobre assuntos de deficiência; celebrar as conquistas da pessoa com deficiência e pensar a inclusão desse segmento na sociedade, para que influencie os programas e políticas que afetam essa população”, destacam.

Confira a íntegra do Ato que contou com a participação de parlamentares, ativistas e apresentações culturais de pessoas com deficiência.

compartilhe