fbpx

notícias

Erika Kokay critica veto de Bolsonaro contra Nise da Silveira como heroína da Pátria

26/5/2022
A A

A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) ocupou a tribuna da Câmara para criticar o veto do presidente Jair Bolsonaro contra o título de heroína da Pátria para a psiquiatra Nise da Silveira. A parlamentar, que é coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial, classificou o veto como uma “demonstração de desprezo com o povo brasileiro e a nossa história”.

“Nise da Silveira, que disse não ao choque elétrico, que resistiu à tentativa de se estabelecer um processo manicomial, que este Presidente volta a estimular, porque o Ministério da Saúde está financiando choque elétrico!”, disparou Kokay. 

A deputada lembrou que Nise criou o Museu do Inconsciente, humanizou as relações e o tratamento das pessoas com transtorno mental.

“Essa mulher corajosa, essa mulher admirada no mundo inteiro, que é precursora da terapia ocupacional, e que disse não, não aos choques elétricos, e que tratou as pessoas como pessoas, é uma heroína deste País! Mas o Presidente da República veta a posição desta Casa, a posição do Congresso ao dizer que Nise da Silveira que, aliás, carrega o nome em um prêmio: Prêmio Nise da Silveira de Boas Práticas e Inclusão em Saúde Mental, que esta Câmara aprovou”, criticou.

Confira a fala de Erika na íntegra:

compartilhe