fbpx

notícias

Com voto de Erika Kokay, Câmara aprova medida que torna Auxílio Brasil permanente

29/4/2022
A A

A Câmara Federal aprovou nesta quarta-feira (27) medida provisória (MP 1076/21) que institui um benefício extraordinário para complementar o valor do Auxílio Brasil para que este possa chegar ao valor de R$ 400 por família. A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) votou favorável à medida.

A proposta do governo Bolsonaro previa o fim do benefício em dezembro de 2022, mas após inúmeras críticas do PT e dos partidos de oposição, que consideraram a medida eleitoreira, foi acatada emenda que tornou permanente o benefício extra do programa. Sem o benefício, o auxílio seria apenas de R$ 224. 


A deputada Erika lembrou que o Auxílio Brasil excluiu mais de 20 milhões de pessoas que não estão recebendo o Auxílio Emergencial ou que foram excluídos do Bolsa Família.

“Nós apresentamos emenda para que ele  se tornasse permanente. Foi conquista deste Parlamento e da Oposição que nós tivéssemos esse auxílio de forma permanente”, disse Kokay. 

“Na verdade, nós estamos apreciando uma matéria que é fundamental. Nós estamos falando em transferência de renda, transferência de renda em um País que voltou a amargar a fome, porque Lula desnaturalizou a fome neste País e disse que um bom Governo seria um Governo em que as pessoas comessem pelo menos três vezes por dia. Nós estamos vivendo a volta da fome de forma absolutamente cruel neste País. Também se estima que a inflação para o mês de abril será a maior da série histórica, como foi a de março, uma inflação que corrói a possibilidade de brasileiros e brasileiras viverem com dignidade”, completou a deputada.

compartilhe