Noticias

Câmara aprova PEC das Polícias Penais

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (9), em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 372/17, do Senado, que cria as polícias penais federal, dos estados e do Distrito Federal. A matéria, aprovada por 402 votos a 8, deve ser votada ainda em segundo turno.

De acordo com o texto, o quadro será formado pela transformação dos cargos isolados ou dos cargos de carreira dos atuais agentes penitenciários ou equivalentes e também pela realização de concurso público.

Além da segurança dos estabelecimentos penais, a nova polícia terá outras atribuições definidas em lei específica de iniciativa do Poder Executivo respectivo e será vinculada ao órgão administrador do sistema penal da unidade federativa a que pertencer.

No Distrito Federal, assim como ocorre com as outras corporações, a polícia penal será sustentada por recursos da União, embora subordinadas ao governador do DF.

A deputada Erika Kokay (PT-DF) reafirmou o compromisso do partido com a segurança pública e os agentes penitenciários. “Não podemos permitir o nível de precarização e terceirização que encontramos em alguns estados brasileiros”, declarou a parlamentar. Erika ainda ressaltou que os agentes também sofrem com o caráter medieval do sistema penitenciário brasileiro.

Confira a fala de Erika:

 

Com informações da Agência Câmara.