Noticias

Erika Kokay aprova moção de apoio ao CNPQ

A Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara Federal aprovou, nesta quarta-feira (04), moção em defesa da Ciência, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Comunidade Científica. O documento, de autoria da deputada Erika Kokay (PT-DF), também solicita que a Comissão tome medidas para assegurar o repasse de R$ 330 milhões para manutenção das 84 mil bolsas de pesquisa do CNPq.

Criado em 1951, o CNPq é responsável pela sistematização do apoio à pesquisa, o que permitiu ao Brasil ingressar na elite científica mundial. Os cortes orçamentários, promovidos pelo governo Bolsonaro desde janeiro de 2019, podem inviabilizar o funcionamento do Conselho. Ao todo, R$ 29,5 bilhões do orçamento da instituição foram congelados.

“O CNPq é o grande indutor da produção científica e tecnológica do país, garantindo a realização de pesquisa. A Ciência e Inovação são fundamentais pra a manutenção da soberania nacional”, afirma o documento.

Para a deputada Erika Kokay o CNPq é fundamental para a soberania nacional e lembrou que a educação é um dos principais alvos de ataques do governo Bolsonaro. “O presidente trata a educação e o CNPq com desprezo, não podemos permitir que o futuro do nosso país seja comprometido por esse governo terraplanista”, declarou Erika Kokay.

Confira aqui íntegra da moção.