Noticias

Presidente da Caixa foge de audiência na Câmara Federal

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, fugiu de audiência pública da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) nesta terça-feira (09/07). Guimarães foi convidado ao colegiado pela deputada federal Erika Kokay (PT-DF) e outros parlamentares para explicar  a intenção de privatizar as loterias da Caixa, o Plano de Desligamento Voluntário (PDV), a nomeação de personal trainer para o cargo de consultor da Caixa, a retirada da Caixa do Conselho Curador do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), entre outros temas correlatos. 

”Nós aprovamos um requerimento de convocação do ministro Paulo Guedes nesta Comissão. Mas costuramos um acordo com o governo para que o requerimento de convocação fosse transformado em convite com o compromisso de que Pedro Guimarães e o secretário de desestatização viessem aqui explicar o desmonte da instituição”, explicou Kokay.

Segundo a parlamentar, representantes da Caixa chegaram a procurar a Comissão para sugerir a que o presidente não comparecesse ao colegiado e fosse substituído por vice-presidentes.

Indignada com a ausência do presidente da Caixa, a deputada resolveu não realizar a audiência. “Pedro Guimarães desrespeita o parlamento e representantes legitimamente eleitos pelo povo brasileiro”, afirmou Kokay.

A deputada disse, ainda, que irá apresentar um novo requerimento de convocação do ministro Paulo Guedes, para que ele possa explicar as medidas que estão enfraquecendo a Caixa pública.