Noticias

Pedro Guimarães vai explicar desmonte na Caixa

A Câmara Federal debate, nesta terça-feira (09) às 10 horas, os desmontes promovidos pelo governo Bolsonaro na Caixa, sob o comando do atual presidente Pedro Guimarães. A audiência pública será realizada na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) e foi proposta pela deputada Erika Kokay (PT-DF) e os deputados Bohn Gass (PT-RS), Rogério Correia (PT-MG), Leonardo Monteiro (PT-MG),Vicentinho (PT-SP), Nilton Tatto (PT-SP), Carlos Veras (PT-PE) e Nelson Pellegrino (PT-BA).

Pedro Guimarães  terá que explicar a intenção de privatizar as loterias da Caixa, o Plano de Desligamento Voluntário (PDV), a nomeação de personal trainer para o cargo de consultor da Caixa, a retirada da Caixa do Conselho Curador do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), entre outros temas correlatos. Para a deputada Erika Kokay, que é funcionária do banco, a Audiência é fundamental para a população brasileira e, principalmente, para os empregados e empregadas da Caixa.

“O presidente da Caixa tem que explicar, entre outras coisas, qual o sentido da reestruturação proposta por sua gestão, já que ela desorganiza administrativamente o banco e provoca um enorme sofrimento psíquico nos funcionários e funcionárias”, afirmou Kokay.

“Estão desmontando o Minha Casa Minha Vida, querendo privatizar as loterias Caixa, diminuindo direitos de seus funcionários e funcionárias. O presidente mantém um discurso púbico de preservação da Caixa, mas por dentro temos visto uma série de ações que estão minando a instituição”, completou a deputada.

Além de Pedro Guimarães, irão compor a mesa o presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília, Kleitton Moraes, o presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Jair Pedro, o representante dos empregados da Caixa, Dionísio Reis, o economista e ex-diretor do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), Sérgio Mendonça, o deputado Zé Carlos (PT-MA) e o membro da executiva do Movimento Nacional de Luta por Moradia, Marcos Landa.

Serviço:

Audiência Pública da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara Federal.

Tema: Os desmontes promovidos pelo governo Bolsonaro na Caixa.

Data e hora: 09 de julho de 2019 às 10hrs

Local: Plenário 12 – Câmara Federal