Noticias

É hora da representatividade

O Dia Internacional da Síndrome de Down será homenageado na Câmara dos Deputados nesta sexta-feira (22), às 14h30, em sessão solene requerida pela deputada federal Erika Kokay (PT-DF). A mesa será composta pela primeira vez na história da Câmara Federal apenas por pessoas com Síndrome de Down, com exceção apenas da parlamentar.

Jessica Figueiredo (grupo nacional de auto gestores do movimento nacional das pessoas com síndrome de down); Rodrigo Marinho (APAE-DF) e primeiro servidor com down da Câmara Federal; Fernanda Shacker Machado (Federação das Associações da Síndrome de Down); e Fernanda Honorato (primeira repórter com down do Brasil) acompanharão a deputada Erika na mesa. “Esta é uma forma de mostrar que as pessoas com down têm total capacidade para ocupar qualquer espaço. Por que não este parlamento?”, ressalta a deputada.

A cerimônia, assim como a data que é comemorada no dia 21 de março, tem por objetivo discutir políticas públicas que promovam a visibilidade e a inclusão social da população que vive com Down. “Só se constrói uma cultura de paz quando todas as pessoas têm seus espaços respeitados. É preciso que as pessoas com down tenham acesso a políticas públicas que lhes garantam viver sua humanidade com plenitude”, enfatiza Erika Kokay.

 

Serviço:

Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Sexta-feira,

22 de março

14h30

Plenário Ullysses Guimarães - Câmara Federal