Noticias

Rede Parlamentar contra privatização da Eletrobras será lançada na Câmara na próxima terça (12)

 

Uma Rede Parlamentar em Defesa da Soberania Energética e Nacional será lançada na próxima terça-feira (12/9) na Câmara Federal. A rede nasce com o objetivo de potencializar - no âmbito do Congresso Nacional e dos legislativos estaduais e municipais -  a Campanha “Energia Não é Mercadoria”, de iniciativa dos movimentos sociais e sindicais em defesa do setor elétrico estatal e da Eletrobras.

 

A Rede Parlamentar é uma realização da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Elétrico Nacional, coordenada pela deputada federal Erika Kokay (PT-DF); da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional, presidida pelo senador Roberto Requião (PMDB-PR), sendo o deputado federal Patrus Ananias (PT-MG) seu Secretário-Geral; e do Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE).

 

“Para cobrir um rombo fiscal recorde de R$ 159 bilhões e tentar manter a confiança do mercado, o governo Temer avança sobre o patrimônio do povo brasileiro. A nova rodada de privatizações inclui o setor elétrico nacional e a maior empresa de energia da América Latina, a Eletrobras”, explica Erika Kokay, ao destacar a importância do setor elétrico estatal para o desenvolvimento sustentável e soberano da economia brasileira.

 

“Somente uma forte mobilização social poderá conter esse processo de privatizações, que trará de volta ao País o risco de apagões e o aumento indiscriminado das tarifas de energia”, completa a deputada, ao falar do papel dos parlamentares e da importância do diálogo com a sociedade, a fim de demonstrar os prejuízos das privatizações no setor.


A Campanha - Trabalhadores e trabalhadoras do sistema elétrico, sindicatos e movimentos sociais criaram um movimento de resistência contra o desmonte do setor elétrico nacional. Com a bandeira “Energia não é mercadoria”, o movimento pretende dialogar com a sociedade brasileira sobre os impactos sociais, ambientais e econômicos das privatizações e o papel central que o setor elétrico estatal exerce na segurança e soberania nacional.


Adesão – Os parlamentares federais, estaduais e municipais poderão aderir à Rede durante e após o evento de lançamento. Os que realizarem a adesão, irão receber materiais informativos e de apoio para fomentar o debate nos estados e municípios.

 

Serviço:

 

Lançamento da Rede Parlamentar em Defesa da Soberania Energética e Nacional

 

Data: 12 de Setembro de 2017

 

Local: Auditório Nereu Ramos, Câmara Federal

 

Horário: 9h

 

Mais informações:

 

Gabinete deputada Erika Kokay (PT-DF)

 

Contato:

3215-5203 ou pelo esoberania@gmail.com